Rss Feed
  1. Projetos sociais... Ceilâaaandia!!

    terça-feira, 18 de setembro de 2012

    Queridos leitores, tivemos a oportunidade de visitar dois projetos sociais, o CCC, Centro Comunitário da Criança e a Organização Atitude, então vamos às considerações:



    Centro comunitário da criança - ccc e Org. Atitude from Jaqueline1608

    Bom, pessoal, aí está o slide, com fotos dos 2 projetos e algumas informações, ambos os projetos são bastante interessantes e foi uma grande experiência tê-los conhecido, além de serem muito apreciados pela população de Ceilândia.

    Alguns pontos:
    CCC- Centro Comunitário da Criança
    -Muito organizado
    -Estrutura adequada para receber as crianças
    -Grande utilidade e serventia
    -Produto de grande luta

    Organização Atitude
    -Muito importante para os jovens
    -Bastante produtivo
    -Grande efeito de melhora na vida desses jovens
    -Valorização dos talentos dos jovens


    Bom, é isso, espero que gostem!!
    Agradeço a atenção!!


  2. Bom, queridos leitores, a alguns meses atrás a equipe de produção do blog fez algumas entrevistas sobre conceitos de saúde com Feirantes de artesanato da Região Administrativa de Taguatinga. Certo! Eu sei que o blog é sobre Ceilândia, mas vamos postar aqui por fazer parte do nosso trabalho acadêmico e também porque através desse trabalho tivemos a chance de comparar a população da Ceilândia com os entrevistados de Taguatinga. As diferenças vieram na forma em como os entrevistados responderam, a população da Ceilândia foi bem participativa nas inúmeras vezes em que as entrevistamos, sempre falavam abertamente, faziam comentários e sempre respondiam além do que se esperava, sempre prestativos. Já com os entrevistados de Taguatinga foi bem diferente, eles eram mais receosos e alguns nem queriam responder as perguntas.  Bom, está aí o nosso relatório! Boa Leitura!!





    Relatório  

    Dentro da imensidão de grupos a serem escolhidos para entrevistas, foi selecionado a coletividade de feirantes, por serem indivíduos considerados do povo que convivem diariamente com um grande número de pessoas e consequentemente carregam uma bagagem de informação bem extensa, mas acima de tudo escolheu-se fazer com um grupo específico de feirantes, aqueles que se dedicam ao artesanato, pois acredita-se que além de serem artistas bem conceituados que poderiam acrescentar conteúdo surpreende a pesquisa, ofereceram uma oportunidade aos estudantes de conhecerem seu ambiente de trabalho.
    Durante e após as entrevistas foram analisados os conceitos de saúde e doença do grupo escolhido. Notou-se que todos os entrevistados apresentam uma padronização desse conceito, ou seja, todos afirmaram que ter saúde consiste na prática de exercícios físicos e boa alimentação, no entanto nenhum deles é adepto a prática diária desses hábitos devido ao dia a dia atribulado, o que evidencia a necessidade de renda acima de uma boa qualidade de vida.
    Uma das perguntas foi a respeito da prevenção de doenças, em geral os entrevistados só vão ao médico quando já apresentam algum sintoma de doença, além disso, houveram muitas críticas relacionadas ao sistema público de saúde, e a maioria culpou o governo da alta incidência de algumas doenças, o que de acordo com a analise feita pelos estudantes não é um argumento cem por cento válido, pois a prevenção de doenças depende não só do governo mas também de cada indivíduo.
    Outro ponto mencionado foi em relação a tratamentos alternativos, como uso de ervas, chás, remédios homeopáticos entre outros, e todos os entrevistados utilizam e acreditam no poder de cura desses recursos, no entanto concordaram que se há descoberta de uma doença mais grave, logo necessidade de remédios alopáticos, não há resistência em realizar o tratamento de forma correta.
    Um ponto complementar, mas não menos importante foi a respeito da doação de órgãos, a resposta dos entrevistados foi considerada surpreendente, pois nos dias atuais espera-se que as pessoas já tenham uma opinião mais favorável a respeito desse assunto, no entanto todos os entrevistados manifestaram opinião contrária à doação, a maioria utilizou como argumento o fato de que cada um tem seu corpo e assim sendo deve respeitá-lo.
    A experiência do trabalho foi considerada válida por todos os integrantes, é fundamental para formação que se tenha contato com pessoas que integram a sociedade e tem opiniões formadas a respeito desses conceitos de saúde e doença, que são tão importantes para a vivência. De acordo com o grupo o saber popular é tão importante quanto o saber científico, mas muitas vezes não tão valorizado. Acredita-se que saúde não se refere somente à individualidade, mas também a coletividade.


  3. Bom,  até agora fizemos posts sobre lazer, comércio, hino e também sobre a história da cidade, mas temos que falar de um ponto muito abordado por moradores, então lá vamos nós:

    Hospital Regional de Ceilândia







    O Hospital Regional de Ceilândia (HRC), foi inaugurado em 27 de agosto de 1981, enfim, são apenas números que de nada influenciam ou interessam na vida de quem já perdeu dias ou noites nas filas e corredores frios deste hospital. Reclamar da saúde pública no Brasil já se tornou quase que rotineiro, e em nossas visitas, entrevistas e conversas informais com moradores, comerciantes e visitantes isso se confirma. Difícil encontrar alguém que não se queixe ou tenha histórias para contar, a maioria então prefere ir a pequenos postos de saúdes, e tentarem atendimento esperando que o que sentem possa ser resolvido ali.
    Entre as reclamações também é citado o fato de que pessoas vem de várias cidades satélites procurar o hospital, o que deixa claro que os outros hospitais também sofrem com a falta de leitos, médicos, estrutura...


    Condomínio Sol Nascente




                                Sempre citado pelos moradores é  situação desse condomínio, dividindo espaço entre lotes irregulares ou "regulares", as situações precárias desse condomínio não deixam de ser evidentes. Mas assim como Ceilândia e outras cidades satélites que surgiram de invasões e de falta de saneamento, esse condomínio precisa ser olhado de forma diferente, não apenas como o local dos problemas, mas o local que precisa que esses problemas sejam solucionados.


    Metrô


    Para os moradores, a Ceilândia necessitava muito de melhorias no transporte público, e a vinda do metrô ajudou bastante principalmente para quem trabalha e mora na cidade, já que o metrô contempla pontos de toda a cidade.

    ;)




  4. Caixa d'água Ceilândia


    Construída onde foi fundada a pedra fundamental da cidade, a caixa d'água Ceilândia é um marco histórico para essa cidade e para a população.


    Feira Central de Ceilândia e lojas próximas  











                                                                                                                                                                                              
                               Na feira não se encontra apenas o que comprar ou comer, mas também se encontra muitas pessoas prestativas e disponíveis para responder perguntas, conversar, contar e mostrar pontos de vista. Mas é claro que a variedade não deixa de se destacar.

    Restaurante Comunitário



    Muita gente faz suas refeições no restaurante comunitário, e não apenas quem trabalha e não pode almoçar em casa, até mesmo quem fica em casa está deixando de fazer suas refeições caseiras para comer no restaurante, e pelo que dizem a comida é boa!







  5. Hino de Ceilândia
    Letra: Emanuel Lima
    Música: Ananias Araújo


    Cidade construída com energia.
    Sobre um terreno cheio de erosão.
    É uma prova da grande valentia
    De sua varonil e justa população.

    Ceilândia! Oh! Ceilândia!
    Por ti sempre cantaremos!
    Ceilândia! Oh! Ceilândia!
    A teu lado sempre estaremos! 


    Teu comércio e tua indústria
    São conhecidos no mundo inteiro.
    Todo o povo alegre desfruta
    Este rincão todo brasileiro.

    Ceilândia! Oh! Ceilândia!
    Por ti sempre cantaremos!
    Ceilândia! Oh! Ceilândia!
    A teu lado sempre estaremos! 


    A beleza de tuas mulheres.
    A coragem de teus homens.
    Atraem de todos os lugares
    Muitos imigrantes de renome.

    Ceilândia! Oh! Ceilândia!
    Por ti sempre cantaremos!
    Ceilândia! Oh! Ceilândia!
    A teu lado sempre estaremos!


    Bom, queridos leitores... esse é o hino da Ceilândia, que foi escolhido em 2002 por meio de um concurso.
    Gostaram? Então comentem!!
    ;)





  6. Casa do cantador


                       

    Uma das opções de lazer de Ceilândia, é a famosa casa do cantador. No local realizam-se vários eventos envolvendo música, cultura e muita gente! A casa é considerada o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no Distrito Federal. O local é palco de apresentações de grandes nomes da cultura nordestina, como cantores de repente e embolada.Vale a pena conferir o que acontece por lá :)

    Teatro Sesc Newton Rossi
    E quem foi que disse que em Ceilândia não tem teatro também? Com um espaço super bacana e bem planejado, o teatro Sesc Newton Rossi oferece espetáculos variados recebendo grupos de teatro, dança e música que se apresentam para o público local, levando o que há de melhor das artes e promovendo a inclusão social de seus espectadores. Tem capacidade para 430 pessoas, quatro camarins, completo sistema de áudio e vídeo e iluminação, além de uma sala de cinema anexa. Apesar da notável qualidade do local e serviços culturais oferecidos, a população não aproveita muito, pois poucas vão até lá assistir algum espetáculo.


    Vila Olímpica
                                          
     

    Ceilândia conta ainda com uma Vila Olímpica, que apesar de estar com as obras atrasadas, servirá de opção de lazer por meio dos esportes, melhorando a qualidade de vida da população local. A Vila Olímpica contará com as seguintes modalidade esportivas:basquete, caminhada e ginástica, capoeira, capoterapia, estimulação, futebol society, futebol de areia, futsal, ginástica rítmica,   hidroginástica, natação, vôlei de areia e vôlei de quadra.


    ;)